Narguilé: Entenda os riscos?
Muito comum em algumas partes do mundo, principalmente no Oriente Médio, o narguilé é utilizado para fumar.
Feito de vidro ou cerâmica consiste em um recipiente para água no qual se coloca uma folha de tabaco enrolada. O fumante aspira o ar, o que queima o tabaco e produz fumaça que é filtrada pela água no recipiente.
Ele é usado como um meio de relaxamento e socialização.
Sua origem é desconhecida, mas ele é associado à região do Oriente Médio. De qualquer forma se acredita que ele foi criado há milhares de anos, com algumas evidências sugerindo que ele pode ser usado desde o início da civilização humana.
Hoje ele é muito encontrado no Brasil e é utilizado em casas noturnas e bares especializados.
Algumas cidades já proibiram o uso do instrumento em ambientes públicos enquanto outros ainda consideram fazer isso.
Isso ocorre porque o uso pode ser prejudicial à saúde de várias formas.
O tabaco fumado contém substâncias químicas nocivas que podem causar câncer e outras doenças.
O vapor quente é inalado e ao fumar nele o vapor quente pode danificar o pulmão. Outro fator de risco é que ele acaba sendo compartilhado por várias pessoas e isso pode facilitar a transmissão de doenças infecciosas.
Qual a diferença entre o narguilé e o cigarro?
Podemos dizer que o narguilé é um tipo de cachimbo usado para fumar tabaco e outras ervas aromáticas, enquanto o cigarro é feito com tabaco enrolado em papel.
Geralmente ele é compartilhado entre um grupo de pessoas, enquanto o cigarro é fumado individualmente.
De qualquer forma os dois são prejudiciais a saúde devido ao tabaco e as substâncias químicas
Principais riscos do uso de narguilé
O uso contém uma mistura de substâncias como nicotina, monóxido de carbono e alcatrão que podem causar danos ao coração e aos pulmões.
O compartilhamento dele pode colocar as pessoas em risco de contrair doenças infecciosas como o vírus da hepatite.
O tabagismo também é uma das principais causas de doenças que podem ser evitadas, pois causam morte prematura em todo o mundo.
Usar narguilé pode aumentar a pressão arterial e isso ocorre porque a nicotina presente no fumo estimula o sistema nervoso simpático, o que aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial.
É importante levar em conta que esse aumento de pressão pode aumentar o risco de doenças cardíacas e AVC.
Também pode ocorrer trombose. Quando um coágulo de sangue se forma em uma veia ou artéria, impedindo o fluxo de sangue para uma parte do corpo, aumenta o risco de trombose.
Por fim, o mesmo também aumenta a pressão e o batimento cardíaco, o que pode desenvolver para coágulos sanguíneos.
Geralmente as substâncias utilizadas no narguilé contém propriedades químicas viciantes, e pode deixar as pessoas dependentes.
O uso do instrumento também aumenta o risco de desenvolver câncer e isso ocorre porque o mesmo contém substâncias cancerígenas que podem danificar as células do corpo e levar ao crescimento de tumores malignos.
O uso prolongado do instrumento pode aumentar o risco de desenvolver câncer de boca, laringe, pulmão e outras partes do corpo.