Como deve ser o tratamento da pessoa com depressão?

Como deve ser o tratamento da pessoa com depressão?


Buscar o tratamento adequado para pessoa com depressão é muito importante para a melhor qualidade de vida da mesma.

Isso porque, essa condição afeta a capacidade produtiva, atrapalhando a realização das tarefas no dia a dia.

Falta de energia, indisposição, perda de interesse em atividades que antes eram prazerosas e tristeza profunda são alguns dos principais sintomas desse problema.

Além disso, outros indícios podem ainda relevar o diagnóstico dessa doença, como:

  • Irritabilidade;
  • Pessimismo;
  • Desesperança;
  • Problemas físicas, como falta ou aumento do apetite, ganho de peso, dentre outros.

Qual deve ser o tratamento da pessoa com depressão?

O melhor tratamento para a pessoa que sofre com depressão é elaborado de modo personalizado, levando em consideração as particularidades e necessidades do indivíduo.

Portanto, é fundamental que se tenha a consulta com o médico a fim de analisar os sintomas, indicar o melhor tratamento e fazer o acompanhamento do progresso de saúde do paciente.

Todavia, alguns tratamentos são mais recomendados, visto que apresentam eficácia comprovada.

Psicoterapia

Em casos mais leves de depressão, a psicoterapia tende a ser suficiente para controlar, bem como melhorar, os sintomas dessa doença.

Existem várias abordagens psicoterapêuticas, como:

  • Terapia ocupacional;
  • Terapia em grupo
  • Terapia cognitivo comportamental, dentre outros.

Assim, o método escolhido pode mudar segundo os sintomas, o perfil do paciente e a confiança no especialista.

Geralmente, a psicoterapia é capaz de fazer com que o indivíduo se conheça melhor e saiba identificar seus pensamentos e emoções negativas de modo a lidar com os conflitos internos e com as suas relações.

Além disso, esse tratamento também é recomendado para os casos moderados e graves, porém ele é realizado em conjunto com a utilização de medicamentos.

Medicamentos

O tratamento da pessoa com depressão, em casos moderados e graves, tende a ser feito com uso de fármacos.

Existe uma grande variedade de medicamentos voltados para o tratamento dessa condição, que agem de formas distintas no organismo para controlar a doença.

Os antidepressivos são os mais comuns e agem diretamente no sistema nervoso, mantendo adequado os níveis de dopamina, serotonina e noradrenalina.

Em alguns casos, o tratamento da depressão também é feito com ansiolíticos – que diminuem e ansiedade – e antipsicóticos – usados em situações de perturbações psíquicas.

Com relação aos resultados, o efeito pode ser rápido ou lento, a depender do organismo do paciente. Contudo, a melhora tende a ser percebida a partir de duas semanas de tratamento.

Obviamente que todos medicamentos devem ser ingeridos sob orientação médica em razão dos possíveis efeitos colaterais e interação com outros fármacos.

No mais, o tratamento também inclui mudanças na alimentação e realização de atividades físicas regulares.

Quando procurar ajuda?

Ao identificar os sintomas da depressão é importante ir em busca de ajuda médica o quanto antes, especialmente se o quadro depressivo permanecer por longos dias, pois o diagnóstico precoce contribui para a eficácia do tratamento.

Desse modo, a partir de uma avaliação completa e detalhada, a nossa equipe de profissionais conseguirá indicar o tratamento adequado para o nível da doença, que pode ser leve, moderado ou grave.

Blog

Tratamento Esquizofrenia
09/12/2023

Tratamento Esquizofrenia

O índice de pessoas que sofrem com esse problema de ordem mental na população está em torno de 1 para cada 100 indivíduos, podendo ocorrer mais o

RJ SP