Depressão no Natal: como evitar o sentimento de tristeza?


Depressão no Natal: como evitar o sentimento de tristeza?

Depressão no Natal: saiba como evitar esse sentimento

Enquanto muitas pessoas ficam na expectativa pelas festas de final de ano para decorar a casa, comprar presentes, confraternizar com os amigos e reunir a família, outras podem ter uma percepção diferente desse período. São aquelas que sofrem de depressão no Natal.

Mas afinal, quais as razões para o sentimento de tristeza ou até mesmo angústia e frustração que muita gente tem no Natal? Como evitar ou amenizar a depressão nessa época do ano? Veja as respostas para essas perguntas, neste artigo!

Por que muitas pessoas se sentem depressivas no Natal?

Embora o Natal seja uma data relacionada à alegria, em que as famílias e os amigos se reúnem para compartilhar a ceia e trocar presentes, o período pode ser muito difícil para algumas pessoas, que se sentem tristes e depressivas com as festas de final de ano.

Contudo, por que a época de Natal pode remeter a sentimentos negativos para muita gente? É claro que cada indivíduo vivencia a data de um jeito diferente. Porém, há alguns motivos para o estresse emocional que essa festividade pode causar, como mostramos a seguir!

Perda de entes queridos

Para muita gente, o Natal pode ser a representação de estar com a família. Assim, desde a infância, é um ritual que vai se repetindo com a presença de pais, irmãos, avós, tios e outros parentes.

No entanto, quando há a perda de um ente querido, festejar pode ser um desafio, pois a data passa a remeter à lembrança daquela pessoa. Essa dor pode ser ainda maior quando é o primeiro Natal após a perda.

Balanço do ano

Outro fator que pode ser responsável pela depressão no Natal é a questão do balanço do ano. Quando chega dezembro, é comum que a gente reflita sobre as metas que foram traçadas para aquele ano, ou seja, se elas foram ou não conquistadas.

Então, para quem conseguiu alcançar os objetivos, o sentimento pode ser de satisfação. Por sua vez, para quem nem chegou perto do que foi planejado, a sensação é de frustração e angústia.

Tudo isso pode se juntar ao medo de não conseguir alcançar as metas para o próximo ano, ao sentimento de fracasso e a outras emoções, deixando o indivíduo depressivo.

O que fazer para evitar a depressão no Natal?

Como você viu, a experiência com o final do ano, especialmente com o Natal, pode ser ruim para muitas pessoas. Então, o que fazer nessa época do ano em que tudo remete às festas natalinas? É possível contornar ou amenizar os sentimentos negativos com algumas dicas. Confira!

Tenha uma rotina de exercícios

A primeira recomendação pode parecer um pouco deslocada. Afinal, o que os exercícios têm a ver com lidar com a depressão no Natal? Ao ter uma rotina em que você realiza atividades físicas regularmente, é possível ter benefícios não apenas para a saúde física, mas especialmente para a saúde mental.

Isso porque é um compromisso com o autocuidado, que melhora a autoestima. Sem contar que os exercícios ajudam a liberar serotonina, um hormônio do bem-estar. Dessa maneira, você passa a se sentir melhor e com mais disposição, a ter um sono de qualidade e, assim, fica mais fácil contornar a tristeza que pode surgir nessa época do ano.

Além disso, o ideal é que essa rotina de atividade física faça parte da sua vida, ou seja, a dica é começar o próximo ano cuidando do corpo e da mente.

Fique ao lado de pessoas queridas

Para afastar o sentimento de angústia e tristeza por conta do Natal, fique ao lado das pessoas queridas, seja do seu círculo de amizades, seja da família. Com isso, você passa a contar com uma rede de apoio que se importa com você, possibilitando que você converse e desabafe sobre o que está sentindo.

Busque atividades que tragam prazer

Como foi dito, de meados de novembro até o final do ano, tudo passa a remeter ao Natal, nas lojas, nas redes sociais, nos supermercados e até na casa das pessoas. Então, você pode mudar o foco, dedicando-se a algo que goste de fazer.

Que tal voltar a tocar um instrumento musical, fazer artesanato, dançar, praticar um esporte ou qualquer outra atividade? É uma dica para relaxar e afastar o estresse que as festas de final de ano podem causar.

Tente associar a data com coisas positivas

Se as emoções afloram no Natal por conta de um ente querido que você perdeu, em vez de lembrar com pesar dessa pessoa, passe a recordar os momentos alegres e divertidos que passou com ela. Com isso, a lembrança vem cercada de carinho e coisas positivas.

Envolva-se nos preparativos das festas de final de ano

Se sua família e seus amigos estão planejando a festa de Natal, pergunte como você pode ajudar. Talvez auxiliando a programar o cardápio da ceia, decorando a mesa ou com outras tarefas. Reflita sobre aquilo que você gosta de fazer e ocupe sua mente com essa atividade.

Mantenha o foco no futuro

Se as metas deste ano não foram conquistadas, não tem problema: o importante é ter o foco no futuro, traçando objetivos e novas metas, que sejam realizáveis, quer dizer, condizentes com sua realidade.

Além disso, ao fazer o balanço do ano, procure entender quais foram seus erros e tenha resiliência para aprender com essas falhas. Considere ainda que o que estiver programado pode ser modificado ao longo do ano. Afinal, a gente não consegue prever tudo o que vai acontecer ao longo dos meses, seja na vida pessoal, seja na vida profissional.

Com esse pensamento, você sabe que tem um caminho a trilhar nesse novo ciclo que está por vir, mas entende também que não precisa se cobrar demais. Assim, pode começar o ano com mais leveza.

Como você viu, muitas pessoas são acometidas pela depressão no Natal. Nesse contexto, é importante entender as causas para os sentimentos de tristeza e angústia. Outro ponto é não se obrigar a estar presente em todas as confraternizações, ou seja, é necessário reconhecer os limites e, se preciso, buscar ajuda especializada.

Caso você ou alguém próximo necessite de uma consulta psiquiátrica, entre em contato com o Instituto Aron, que conta com uma equipe especializada e diferentes tratamentos.

Blog

O que é Síndrome de Munchausen?
14/02/2024

O que é Síndrome de Munchausen?

A síndrome de Munchausen recebeu o nome do Barão von Munchausen, um oficial alemão do século 18 que era conhecido por embelezar as histórias de s

RJ SP