Tratamento dependência química em clínica de recuperação

Tratamento dependência química em clínica de recuperação


A dependência química é uma doença crônica, que possui tratamento. Pessoas portadoras dessa doença fazem uso de drogas, álcool, e outras substancias ilícitas.

Essa doença afeta muito a vida do paciente, e pode ser causada por fatores genéticos, sociais, familiares e de forma individual também.

Quando a pessoa tem fácil acesso as drogas, acaba se afundando na dependência, e o uso pode começar com uma brincadeira, ou então através de um quadro depressivo, buscando uma fuga da realidade. Porém, a pessoa que tem dependência, não consegue ver fim no uso, e se torna dependente, apresentando distúrbios físicos e mentais, ficando difícil de controlar.

Com o tempo, o uso prolongado acaba ficando mais frequente e assim a pessoa pode acabar tendo uma overdose.

 

Uma clinica de reabilitação para dependentes tem por objetivo recuperar as pessoas dessa dependência. O uso desenfreado dessas substancias é uma patologia que não tem cura, mas pode ser controlada através de tratamento adequado.

É feito todo um estudo psicológico e também do dia a dia do paciente para entender qual a necessidade da fuga da realidade que ele enfrenta para buscar consolo nas substancias. Existem pacientes que tem dificuldades de lidar com as emoções e responsabilidades e também tem dificuldade de compartilhar isso com amigos e família.

A clinica de recuperação realiza um processo recuperação do individuo mesmo, através de um longo processo que muitas vezes inclui mudanças de hábitos e atitudes do paciente. Essas mudanças vão além do período de internação, podendo levar anos até encontrar um equilíbrio na vida da pessoa.

O processo de recuperação

O objetivo é dar ao paciente o suporte necessário para que esse, através do reconhecimento que precisa de ajuda, consiga continuar o tratamento após a internação e desintoxicação. É esperado que o paciente passe a viver de acordo com princípios que ele possui a respeito da vida, sendo capaz de lidar com sentimentos, e conviver em sociedade.

No caso da dependência química, a internação é quase sempre necessária. A dependência torna o individuo “escravo”de substancias e assim afetando muito o seu comportamento e também as funções cognitivas.

A internação pode ser solicitada por amigos, família e até através de um processo judicial. É uma opção que traz esperança, principalmente para os familiares que na maioria das vezes, sofrem muito com o dependente.

 O primeiro processo da internação é a desintoxicação, que envolve uma readaptação física e neurológica do paciente. É uma fase de conscientização que traz o individuo para a realidade do que ele está vivendo. Também é um período importante para que a clinica conheça as limitações e as vulnerabilidades do paciente, que ajudarão depois no processo para manter a abstinência.

A internação salva muitas vidas de dependentes, não é um processo fácil, principalmente para familiares que estão vivenciando a situação junto ao paciente, mas é um procedimento necessário na maioria dos casos, para que a pessoa consiga se libertar do vicio, se tratar e conviver em sociedade.

Blog

Tratamento Esquizofrenia
09/12/2023

Tratamento Esquizofrenia

O índice de pessoas que sofrem com esse problema de ordem mental na população está em torno de 1 para cada 100 indivíduos, podendo ocorrer mais o

RJ SP