
Quais são os tipos de ansiedade e como escolher o melhor tratamento?
Existem diversos tipos de ansiedade, que afetam de formas diferente as pessoas acometidas por essa condição, podendo ir desde um caso isolado de ataque de pânico até um transtorno de pânico efetivo e constante.
Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), a ansiedade se torna um problema quando acontece de forma excessiva e perdura por períodos longos, atrapalhando a qualidade de vida do indivíduo.
No entanto, ela não é igual para todos, uma vez que existem os tipos de ansiedade e cada um deles apresentam suas características particulares. Veja abaixo os principais!
Transtorno de ansiedade generalizada
Também conhecido como TAG, o transtorno de ansiedade generalizada não tem ligação com sensações físicas.
Isso porque, nele a preocupação e o estresse surgem dos pensamentos ruins que acarretam na ansiedade.
Dessa forma, o medo, insegurança e outras emoções ruins se tornam gatilhos para o transtorno de ansiedade generalizada.
Então, esse quadro apresenta sintomas como:
- Irritabilidade;
- Indisposição mental;
- Tensão muscular;
Transtorno de pânico
No transtorno de pânico, o indivíduo tem uma forte sensação de que irá morrer, como se estivesse sofrendo com um ataque cardíaco.
Portanto, é como se ele estivesse perdendo o controle de si mesmo, porém não há nenhum motivo aparente para isso.
Normalmente, os sintomas mais comuns atrelados ao transtorno de pânico são:
- Batimentos cardíacos acelerados;
- Dores torácicas;
- Sensação de que a morte está próxima.
Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
O TOC é também um dos tipos de ansiedade e é marcado por ações repetidas e rituais que são obsessivos.
Os pacientes que sofrem com essa condição sabem que o comportamento que adotam não faz sentido, porém não são capazes de evitar os pensamentos que levam às situações marcadas por ideias obsessivas.
Fobia Social
A fobia social, por sua vez, tem como característica o medo intenso de algo que não representa perigo ou nem sequer existe.
Algumas pessoas que sofrem com essa condição apresentam um pânico sem explicação de multidões, palhaços ou até mesmo minhocas e outros animais que são inofensivos.
Ansiedade por estresse pós-traumático (TEPT)
As crises de ansiedade ligadas ao estresse pós-traumático acontecem em decorrência de lembranças e pesadelos que causaram traumas no passado.
Dessa forma, caso a situação não seja resolvida ou se o indivíduo não receber o tratamento adequado, ele pode passar toda a vida recordando dos episódios passados e sofrendo como se eles estivessem acontecendo novamente.
Como escolher o melhor tratamento?
Segundo o Ministério da Saúde existem 3 tipos de tratamento para os tipos de ansiedade:
- Medicamentos – sempre com acompanhamento médico e prescrição;
- Psicoterapia com médico psiquiatra ou psicólogo;
- Combinação dos dois tratamentos (medicação e psicoterapia).
No entanto, para buscar o tratamento adequado é preciso entender qual o tipo de ansiedade a qual se sofre, bem como o tipo, pois, como visto, há várias.
Logo, isso só é possível com ajuda de especialistas, o que demonstra a importância de ir em busca do diagnóstico para começar o melhor tratamento e mais adequado.
Conclusão
Buscar ajudar é fundamental, pois o diagnóstico precoce torna mais eficaz o tratamento, o que possibilita ter uma melhor qualidade de vida. Logo, procure ajuda caso identifique alguns dos sintomas dos tipos de ansiedade.