Terapia Racional Emotiva: Entenda tudo sobre


Terapia Racional Emotiva: Entenda tudo sobre

Terapia Racional Emotiva Comportamental é uma forma de tratamento em psicoterapia que está relacionada as terapias cognitiva-comportamentais (TCC).

Ela parte do princípio de que não são as situações da vida do indivíduo, que geram desordens emocionais e comportamentais, mas sim a forma como a situação é interpretada pelo sujeito.

Ela é caracterizada como uma abordagem ativa, diretiva e com o foco na situação apresentada pelo indivíduo naquele momento.

O psicoterapeuta e o paciente trabalham juntos de forma ativa, com o foco no aqui e agora, ou seja, nas situações do tempo presente e não no passado.

O principal objetivo é de que a pessoa tenha crenças mais racionais, ou seja, ideias mais flexíveis e menos objetivas.

O que é a Terapia Racional Emotiva

A terapia Racional Emotiva Comportamental, foi criada pelo psicólogo estadunidense Albert Ellis.

Se trata de um processo de psicoterapia com a finalidade de que as pessoas se desenvolvam de forma profunda, principalmente na área emocional.

Neste tipo de método o indivíduo apresenta melhoras significativas em um curto período de tempo.

Ela está fundamentada em mostrar ao paciente que as situações externas, como os acontecimentos da vida e eventos relacionados as outras pessoas ou a coisas, não podem interferir fazendo com que a pessoa se sinta mal, ela se baseia na ideia de que são os pensamentos que acarretam os sentimentos e não as circunstâncias e as pessoas.

As emoções que não possuem relação com as pessoas, hormônios ou substâncias químicas que modificam o estado psicológico do indivíduo são influenciadas de forma direta pela visão de mundo e terminamos sentindo exatamente o que pensamos.

Cada indivíduo tem uma reação diferente diante da realidade, tanto em relação as pessoas quanto as coisas, diante desses fatores a pessoa pode acabar por desenvolver ou criar uma reação emocional.

A terapia racional emotiva na dependência do álcool e das drogas, tem como objetivo, fazer o paciente identificar a sua forma disfuncional de pensar, possibilitando um olhar da realidade, com o foco em vivências da vida do sujeito e seu ambiente, alterando suas atitudes por consequências de mudanças em seus pensamentos.

 

Enunciados Principais da Terapia Racional Emotiva Comportamental

Desde o começo dos anos sessenta são utilizados pela terapia racional emotiva, 3 enunciados principais, eles não são os únicos, mas são chamados de insights, ou seja, pensamentos que acarretam a compreensão de um determinado problema.

Primeiro Enunciado

As situações desencadeadoras (A) são observados como diversos ou desagradáveis que colaboram de modo fundamental para se desenvolver problemas neuróticos. 

No entanto, não significa que sejam os únicos fatores desse tipo de neurose. 

Possivelmente, os principais fatores são ideias absolutas e inevitáveis que os indivíduos têm.

Segundo enunciado

Os indivíduos com pensamentos, sentimentos e atitudes neuróticas, com ações negativas consigo mesmo e com as outras pessoas, elaboram crenças irracionais, mediante situações desagradáveis, já na infância. 

No entanto, pode acontecer de não terem atitudes como essas mais tarde.

Portanto, quando são sintomas que estão se expressando no presente, o que a pessoa faz é reproduzir, reconstruir e transmitir a si suas próprias ideias irracionais. 

Desta maneira, conservam ou expandem seus problemas. Os indivíduos estão frequentemente em mudança e restabelecendo seus sistemas de ideias de maneira ativa.

Terceiro enunciado

Geralmente, perceber ideias irracionais específicas que são acompanhadas de comportamentos neuróticos é algo simples e fácil de ser feito.

Na maioria dos casos é possível questionar e alterá-las por ideias mais funcionais, para que isso ocorra é preciso trabalhar de forma contínua e de maneira prática.

Quem Pode se Beneficiar da Terapia Racional Emotiva

A terapia Racional Emotiva Comportamental é um método utilizado, para auxiliar as pessoas a modificarem seus pensamentos irracionais, e ideias negativas, com o objetivo de solucionar os problemas e sofrimentos mentais.

Neste tipo de método é possível modificar emoções e comportamentos, baseados em técnicas cognitivas, comportamentais e emocionais.

Este tipo de método é indicado e pode beneficiar principalmente pessoas com depressão, dependentes químicos, transtornos de ansiedade, transtorno obsessivo compulsivo, entre outros casos que tem como base crenças, emoções e comportamentos relacionados a própria vida do indivíduo.

A TREC tem como princípios a “sobrevivência” e “felicidade”, reduzindo o desconforto emocional e os comportamentos negativos.

Blog