Tratamento para Dependência Química
A Dependência Química
Saber quando procurar tratamento para superar a dependência química é importante e muitas vezes a família ou os amigos são os primeiros a ajudar.
Algumas vezes, os dependentes químicos são vistos pela sociedade como pessoas que não possuem força de vontade, fracas e que deveriam simplesmente abandonar o vício. No entanto, é preciso entender que a dependência química faz com que o usuário de substâncias perca o controle do uso e, como consequência, perca também aos poucos, o controle emocional, físico e psíquico. Por isso, ao chegar nessa situação, é preciso buscar ajuda.
O que é Dependência Química?
A dependência de qualquer substância psicoativa, ou seja, que altere os comportamentos, é chamada de dependência química. Ela pode se referir a álcool, cocaína, crack, maconha e até mesmo medicamentos como calmantes. A dependência química é considerada como um transtorno mental resultante necessidade constante e uso abusivo de drogas.
Tratamento e Reabilitação de Dependentes Químicos
Uma variedade de programas de tratamento (ou recuperação) para o abuso de substâncias estão disponíveis em regime de internação ou ambulatório. Os programas considerados são geralmente baseados no tipo de substância abusada.
- Internação ou tratamento ambulatorial;
- A desintoxicação (se necessária, com base na substância abusada);
- A gestão de acompanhamento de longo prazo ou sistemas de cuidados orientados para a recuperação são características importantes do tratamento bem-sucedido;
- O gerenciamento de acompanhamento de longo prazo geralmente inclui reuniões de grupo formalizadas e sistemas de apoio psicossocial, bem como supervisão médica contínua.
- A psicoterapia individual e familiar é frequentemente recomendada para abordar as questões que podem ter contribuído e resultado do desenvolvimento de um transtorno de abuso de substâncias.
Quando Procurar Tratamento para Dependência Química?
Não se desespere. Diferentemente do que muitas pessoas podem pensar, a dependência química é considerada uma doença crônica que pode ser tratada. Os dependentes químicos precisam de ajuda para reconhecer o problema. Neste sentido, existem tratamentos psiquiátricos e terapias que ajudam na reabilitação e prevenção a recaídas.
Em muitos casos a internação, voluntária ou involuntária, é necessária para resgatar e desintoxicar o indivíduo e assim ajudá-lo a alcançar a sua harmonia e restaurar sua autoestima rumo a uma vida autônoma e livre de vícios.