Recaídas: o que são e como evitar?


Recaídas: o que são e como evitar?

Recaídas de Dependentes Químicos

As recaídas infelizmente são comuns após o tratamento. Lidar com elas pode ser frustrante e difícil tanto para o dependente quanto para os entes queridos, então é importante estar preparado para esta possibilidade.  Quer saber mais sobre isso? Continue lendo este post!

O que são recaídas?

São situações em que a pessoa, apesar de ter passado por um tratamento contra o vício, utiliza a substância novamente, colocando em risco todos os progressos feitos até então.

Como lidar com elas?

Para o dependente, é muito difícil passar por todo o processo de abandono do vício, sobretudo nos primeiros meses após a saída da clínica.

Apesar de, durante a internação, ele ter construído um projeto de prevenção a recaídas, não se pode prever todas as situações com as quais ele vai se deparar do lado de fora, cotidianamente, para que possa se sair bem em seu processo de recuperação.

A família e os amigos também: com a saída da clínica, esperanças são renovadas e expectativas criadas quanto a uma recuperação bem-sucedida e ver novamente o ente querido sob efeito de substâncias químicas reacende gatilhos. Então, como lidar com tudo isso?

Daremos a seguir algumas dicas a quem está em tratamento:

  • Uma recaída não define o seu tratamento: saiba que você pode se reerguer, aprender com essa experiência e seguir em frente.
  • Terapia é para toda a vida: seja por meio de grupos de apoio como AA e o NA ou através de consultas frequentes com o psicólogo, você precisará de apoio porque a dependência é uma doença crônica, ou seja, não tem cura.
  • Viva uma nova vida: faça novos amigos, conheça novos lugares e crie novos laços. É bastante perigoso tentar voltar às velhas companhias e locais porque eles provavelmente vão te levar para o uso de drogas.

Se você é parente ou amigo, saiba que:

  • Uma recaída não necessariamente indica retorno ao ponto inicial: sim, é difícil, mas essas situações podem acontecer. Converse com a pessoa e fale sobre isso, incentivando-a a prosseguir.
  • Um projeto de vida é importante: ajude o seu amigo ou familiar a reconstruir a vida. Quanto mais ocupada a mente dele estiver, menos ele terá tempo para pensar em retornar ao vício.
  • Busque ajuda: se você percebe que não está conseguindo lidar bem com a situação, não deixe de buscar a ajuda de profissionais especializados. As suas expectativas são suas, não as coloque sobre outras pessoas. Considere se consultar com um terapeuta para aprender a lidar com seus sentimentos.

O Instituto Aron é uma instituição que acolhe dependentes químicos de forma voluntária, involuntária e compulsória. Dispomos de remoção, a qual é feita por profissionais especializados. Venha visitar nossas instalações!

Blog