Entenda o que é uma Clinica de Alcoólatras
Clinica de Alcoólatras
Uma clínica de alcoólatras, como o próprio nome sugere, consiste em uma instituição de saúde especializada no tratamento de pacientes diagnosticados com alcoolismo.
A condição, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), é considerada grave e crônica e atinge milhões de pessoas ao redor de todo o globo e, por isso, merece atenção.
Como escolher uma boa clínica de alcoólatras?
O alcoolismo, de maneira geral, consiste em uma vertente da dependência química, caracterizado pelo consumo descontrolado, exagerado e progressivo de bebidas alcoólicas.
Para que seja devidamente tratada, a condição precisa de acompanhamento especializado.
Dessa forma, a principal recomendação é que o indivíduo contrate os serviços de uma instituição referência, como o Instituto Aron, espaço especializado na elaboração de tratamentos completos, eficientes e personalizados.
Com profissionais especializados e mais de 16 anos de história, a marca oferece aos pacientes uma experiência única.
Clínica de recuperação para alcoólatras: Como funciona?
A internação é o recurso terapêutico mais indicado, no caso de dependência em estágios avançados, porque o principal objetivo é a busca da abstinência completa.
Para isso é necessário buscar uma clínica de recuperação especializada no tratamento para alcoólatras.
A clínica deve oferecer um tratamento clínico psiquiátrico, psicológico e fundamentalmente empírico de um alcoólico em recuperação ajudando o outro que acabou de chegar.
Através de um trabalho desenvolvido com uma equipe multidisciplinar é possível conter a crise de abstinência e controlar as consequências do álcool no organismo do indivíduo.
A clínica de recuperação para alcoólatras funciona para atender às demandas e necessidades de tratamento do indivíduo.
É um local fundamental para que haja a interrupção do uso, o controle de crises e o tratamento adequado, com assistência à saúde visando a reintegração social do paciente.
Qual é a importância do tratamento contra o alcoolismo ser realizado em uma clínica de recuperação?
O alcoolismo compromete as principais áreas da vida da pessoa, portanto faz-se necessário um tratamento que cuide desses aspectos.
Um tratamento preparado para dar suporte social, psicológico e biológico, as clínicas de recuperação possuem uma equipe multidisciplinar que se encarrega do processo.
Além de tudo isso, na internação o paciente fica com distanciamento físico de sua substância dependente, não podendo ter acesso a ela e tratado por pessoas especializadas que não vão influenciá-lo a consumir novamente.
Tendo o devido apoio médico e ajuda especializada que é fornecida na própria clínica de recuperação, a pessoa terá mais segurança e suporte para passar por esse momento e aprender a como continuar assim e desenvolver hábitos para uma nova vida.
Aqui no clínica Instituto Aron possuímos uma equipe completa com médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, educadores físicos, nutricionistas e conselheiros e monitores em dependência química, todos eles dispostos envolvidos no tratamento, buscando desfazer os hábitos que levaram a pessoa até essa situação e construir novos que o manterão longe dela.
Quando uma pessoa é considerada alcoólatra?
Uma pessoa é considerada alcoólatra quando apresenta os fatores compulsivos e obsessivos.
O alcoólatra é um indivíduo que não consegue viver sem a bebida, resumindo sua vida e todos os seus atos a ingestão da substância, fazendo o que for preciso para continuar consumindo, acredita que não consegue fazer as coisas do dia a dia sem o efeito da substância, às vezes até utiliza contra a própria vontade, somente porque se tornou a única coisa que sabe fazer.
Quando não a consome sofre um processo de abstinência, que ocasiona sintomas como, depressão, ansiedade, fadiga, dor de cabeça e tremores.
Na maioria dos casos o reconhecimento do vício é de suma importância para que possa acontecer a suspensão total da ingestão de álcool e inicie então o processo de tratamento.
Vale lembrar que o alcoolismo é uma doença progressiva, que se agrava com o passar do tempo; é incurável pois basta uma simples dose para voltar todos os transtornos de novo e se não for tratada adequadamente é fatal, ocasionando morte direta como um acidente de carro ou indireta como uma cirrose.
O importante é que possui tratamento e pode ser controlada, basta encontrar um lugar como o Instituto Aron que possa oferecer o que tem de melhor em termos de rrecuperação.