Quais são os sinais de um surto psicótico?


Quais são os sinais de um surto psicótico?

Surtos Psicóticos

O surto psicótico é caracterizado pela perda do contato com a realidade, então a pessoa pode ter dificuldade em distinguir entre o que é real e o que não é.
Quem passa por um surto psicótico pode sofrer com uma variedade de sintomas. Tais como:

ALUCINAÇÕES: percepções falsas, como ouvir vozes, ver coisas que não são reais, até sentir cheiros inexistentes, etc.

DELÍRIOS: crenças fixas que não mudam mesmo quando há evidências contrárias a elas, como a ideia de que está sendo, por exemplo, vigiado, perseguido, ou que possui habilidades especiais.

PENSAMENTO DESORGANIZADO: dificuldade em organizar os pensamentos ou expressar ideias de maneira coerente, então tem falas bastante confusas.

COMPORTAMENTO ALTERADO: pode incluir desde um estado totalmente imóvel (catatônico) até agitação intensa, agressividade ou atitudes inadequadas.

Os surtos psicóticos podem ser causados por diferentes condições, como esquizofrenia, transtorno bipolar, depressão grave, entre outros. Além disso, fatores como estresse extremo, trauma ou o uso de substâncias também podem desencadear o problema em algumas pessoas.

O tratamento geralmente envolve medicamentos e psicoterapia. É fundamental procurar ajuda profissional imediatamente ao identificar sinais de um surto psicótico para avaliação e intervenção adequadas.

Lembrando que o surto psicótico é considerado uma emergência médica, então é vital buscar a assistência especializada. Até porque, o caso pode exigir internação psiquiátrica, para oferecer de maneira integral o suporte, a proteção e o acolhimento necessários.

Não se esqueça: estamos sempre aqui para o que você precisar, conte com a gente!

Blog

O que é Síndrome de Munchausen?
14/02/2024

O que é Síndrome de Munchausen?

A síndrome de Munchausen recebeu o nome do Barão von Munchausen, um oficial alemão do século 18 que era conhecido por embelezar as histórias de s

RJ SP